sexta-feira, maio 28, 2010

HANS na Central Comics

As edições Polvo regressam e com um autor ícone da banda desenhada nacional. O multi-premiado Miguel Rocha volta num fantástico livro de 96 páginas. O álbum vai ser apresentado já este fim-de-semana em Beja e a Central Comics está já a aceitar pré-encomendas!
O CASO aqui apresentado tem a sua origem numa história verdadeira e remonta ao início do século XX.
Em 1904, um cavalo causou grande alarido junto da comunidade científica europeia por resolver problemas matemáticos de alguma complexidade. Esse cavalo era Hans e pertencia ao frenólogo W. von Osten.
Na ânsia de se ter aberto a porta da comunicação com o reino animal, e para orgulho do seu criador, Hans foi objecto de estudo de uma comissão extraordinária de peritos, a “Hans Kommission”, nomeada pelo ministro prussiano da educação, Dr. Studt. Efectivamente, o cavalo exibia capacidades fora do comum: respondia, batendo com a pata no chão, às questões que lhe faziam em alemão. E acertava.
Esta comissão concluiu não haver fraude no desempenho de Hans, sendo genuínas as suas faculdades.
Hans, o cavalo inteligente aborda, entre outros, o tema da dependência entre as pessoas. A um nível mais humano trata da relação entre um pai austero e dominante, e um filho subserviente.

Fonte: Central Comics

Sem comentários: