terça-feira, junho 30, 2009

Webinar com Bobby Beck & Don Hahn


O site Animation Mentor, está a promover mais um seminário online completamente grátis... para isso, os interessados só têm que ir ao site e registarem-se...
Desta vez, os interlocutores são Bobby Beck e Don Hahn onde irão falar sobre o lançamento de "Drawn to Life", uma compilação de aulas de desenho idealizadas por Walt Stanchfield, um dos mais importantes mentores da Disney, que se tornou mais famoso pelo desenho dos gestos.
Para mais informações, acedam ao site do webinar...

segunda-feira, junho 29, 2009

Dreamworks interessa compradores

Segundo o site animationmagazine.net, a Dreamworks está a ser alvo de uma possível compra por para da Time Warner.
Podemos estar então perto de mais uma compra, onde os valores são imensamente elevados para o comum dos mortais, pois, consta-se que poderá andar à volta dos 150 milhões de dólares.
No entanto, a Disney poderá estar também na corrida... os próximos dias vão ser quentinhos...

quinta-feira, junho 25, 2009

Ciclo de cinema da CdA

Arranca hoje o ciclo de cinema de animação da Casa da Animação na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Para inaugurar a inicitiva apresentamos uma mostra de filmes de Joanna Quinn, antecedida pela exibição de um depoimento da autora, numa conversa animada por Pedro Lino, em Londres.

A CASA DA ANIMAÇÃO INICIA CICLO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA ALMEIDA GARRETT – JUNHO e AGOSTO 2009

Pesando a grande responsabilidade institucional que elege a Casa da Animação como uma das principais montras do cinema de animação, devendo como tal contribuir para revelar os contornos históricos, contextos culturais, os principais movimentos, as diferentes técnicas e abordagens que caracterizam o vasto universo da animação, aposta-se na difusão de 4 grandes rubricas, que abrem caminho à descoberta das diferentes dimensões do cinema de animação.

datas: entre 25 Junho e 1 de Agosto de 2009
local: auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto)

AUTORES
Quintas-feiras, 22h
Destaque para as obras mais emblemáticas dos autores que marcam o curso da história da animação: desde os clássicos aos autores mais jovens que definem os novos movimentos e impressões.

25-Jun JOANNA QUINN| 02-Jul JOANA TOSTE | 16-Jul ARI FOLMAN e a VALSA DE BASHIR | 23-Jul MARC CRASTE e o ESTÚDIO AKA | 30-Jul BILL PLYMPTOON

FRONTEIRAS
Sextas-feiras, 22h
Com a tónica na perspectiva dos lugares, exploram-se as fronteiras, em que diferem, quando se assemelham? Dos países, aos estúdios, às diferentes culturas de lugar, passando por temas tão diversos como as novas preocupações com o mundo e as questões que versam a dualidade global/local.

26-Jun ANIMAR 4 | 03-Jul - ESCOLA FRANCESA | 17-Jul TRUNK | 24-Jul LA CAMBRE | 31-Jul HFF POTSDAM

SESSÕES INFANTIS
Sábados, 11h
Curtas de animação para todos os gostos, mas sobretudo ao gosto dos mais pequenos. Despertam gargalhadas, sorrisos, surpresa e muito encanto.

18-Jul CINANIMA PARA OS MAIS PEQUENOS | 25-Jul CURTINHAS DE VILA DO CONDE | 01-Agos CURTAS QUE ENCANTAM

DESTAQUES
Sábados, 22h
Como o próprio nome fala, lugar do destaque, mediando as temáticas mais distintas, apresentam-se: palmarés de grandes festivais, mostras e apontamentos que promovem o melhor cinema, que reflectem diferentes territórios das artes plásticas, performativas, multimédia, da literatura e do cinema. Espaço para a surpresa, a confrontação e a diversidade.

<27-Jun IMAGO | 04-Jul CINANIMA | 25-Jul CURTAS VILA DO CONDE | 1-Agos MONSTRA

Acesso ao auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (integrada nos Jardins do Palácio de Cristal)
À noite, a entrada e saída do público faz-se pela portaria dos jardins do Palácio, atravessando de seguida os jardins até à entrada principal da Biblioteca.

toda a programação em www.casa-da-animacao.pt

quarta-feira, junho 24, 2009

Alice no país das maravilhas

Eis as primeiras imagens de próxima animação de Tim Burton, Alice no País das Maravilhas...
O filme será estreado no início de Março de 2010, e segundo a revista Animation Magazine, Burton já terminou a rodagem deste filme.
Tecnicamente, o filme irá ser uma mistura de stop-motion com animação efectuada a computador, pelo que se espera mais um sucesso de bilheteira.

terça-feira, junho 23, 2009

Timmy Time em grande

A Aardman está uma vez mais em grande... desta vez, o sucesso é Timmy Time, uma animação para crianças em idade pré-escolar. A série está a bater recordes de audiência na terra de Sua Majestade, pois desde Abril cerca de 4.8 milhões de pessoas já assistiram a Timmy Time, o que já proporcionou uma corrida ao licenciamento da imagem desta pequena ovelha.
A série passa 3 vezes ao dia no canal temático CBeebis e pelo que consta a Aardman já está a trabalhar em mais episódios, pois as crianças andam "loucas" com o pequeno Timmy...
Tal como Shaun The Sheep, ainda vamos ter que aguardar mais uns tempos para que as nossas crianças possam ver mais um sucesso da Aardman...

sexta-feira, junho 19, 2009

Entervista com Guilherme Jacinto, animador da Pixar

Em 2003, com o objectivo de um dia trabalhar no mundo da animação, Guilherme Jacinto mudou-se para S. Francisco para estudar na Academy of Art University. Quando este jovem brasileiro chegou aos EUA, não tinha qualquer crédito no mundo da animação norte-americana, o que deixou todos renitentes quanto à sua qualidade, no entanto, Guilherme sempre acreditou no seu valor. Trabalho após trabalho, lá consegui um estágio na Pixar, onde soube agarrar a oportunidade. Para estreia, deram-lhe Wall-E…
Assim, aos 23 anos, já conta com duas mega produções no currículo, pois também trabalha como animador no novo sucesso da Pixar, UP.

A animação sempre foi um dos teus objectivos?
Sempre gostei de desenhar comics e coisas do género. Quando vi o Toy Story, isto em 1995, quando apenas tinha 10 anos, ganhei um gosto especial pela animação, mesmo sem saber todo o processo que está por trás de um filme de animação… E a minha vinda para S. Francisco, fez com que eu concretizasse este objectivo.

Quando eras ainda jovem, onde ias buscar inspiração para os teus desenhos? E agora? Onde de onde vem essa inspiração?
Eu lia muitos comics, tipo “Spider-Man” e via muitos desenhos animados na TV. Desde sempre a minha inspiração foi as minhas próprias vivências… Actualmente, desenho o que me vem à cabeça, tendo como base pessoas que conheço, mas é algo natural…

Como é que conseguiste entrar para a Pixar?
Durante o 3º ano do meu curso, consegui um estágio na Pixar durante um ano. No ano seguinte, concluí o curso e eles ofereceram-me trabalho… eu eu aceitei…

Eras um novato, acabado de sair da universidade e aterraste na Pixar. Não achas surreal?
Sim… bastante…

Quais foram as tuas funções em “WALL-E?”
Fiz exactamente o mesmo em “WALL-E” que fiz em “Up,”… basicamente trabalhei um pouco em todos os personagens. Na Pixar nós não trabalhamos num ou noutro personagem em concreto, trabalhamos um pouco em cada personagem, sempre em cenas diferentes…

Na tua opinião porque é que a Pixar está sempre na frente no que diz respeito à animação?
Antes de lançarmos uma história, trabalhamos muito tempo nela, de modo a atingir a originalidade total. Queremos que as pessoas achem que estão diante de algo especial. Tudo tem que ser autentico, não gostamos de trabalhar com base em nada previamente criado, assim não corremos riscos de associarem as nossas histórias com outras já existentes.

Como foi trabalhar em “Up”?
Senti que estava diante de um desafio, pois o estilo de animação era bem diferente do que tinha feito antes, mais estilizado. Trabalhei em quase todas as personagens, o que nos exige de nós muita concentração e empenho, de modo a que tudo fique com a qualidade que nos exigem.

Uma das piores coisas na animação é o sincronismo da voz com o personagem. Esta é uma prioridade para ti como animador?
Claro, acho mesmo que é uma das partes mais importante no meu trabalho. Queremos que as pessoas sintam que o personagem está realmente a dizer aquilo que estão a ouvir. Estudamos horas infinitas cada personagem, só assim conseguimos obter os resultados exigidos…

Mickey mamário

Ron English, conceituado artista Pop, desenvolveu uma combinação de dois icones de Hollywood, Mickey Mouse e Marilyn Monroe. Vejam o resultado...


Para mais informações visitem o blog Toys R Evil.

quarta-feira, junho 17, 2009

Road To Home - Trailer

Mais uma animação vinda da China... desta fez falo de Road To Home, uma longa metragem que está em fase de pré-produção nos estúdios Magic Dumpling em Pequim, e que deverá ver a luz do dia em Outubro de 2011.
O trailer mostra-nos uma mistura de fundos desenhados com personagens 3D, o que proporcionará aos espectadores momentos de belesa inigualavel.
Parece que é desta que a cultura na China vai disponibilizar verba para a animação chinesa... e com resultados garantidos...

Yao Ming dá voz a animação Chinesa

O gigante da NBA Yao Ming, irá dar a voz em The Magics Aster, uma animação chinesa.
Segundo o próprio Yao Ming, ele irá dar a voz a um ancião, alguém bem mais velho do que Yao, mas a produção considera que Yao possui a voz ideal para o personagem.
Yao espera contribuir para que as crianças chinesas voltem-se mais para a animação local, visto que a animação chinesa foi muito popular e com bastante reconhecimento durante décadas.

terça-feira, junho 16, 2009

Annecy 2009, Premiados

Já são conhecidos os premiados do grande festival de animação Annecy. Este ano, o galardão mais importante foi para a Suécia, para Slavar, uma animação realizada por Hanna Heilborn e David Aronowitsch.
No que diz respeito às longas metragens, Coraline e Mary and Max foram os grandes vencedores.

quarta-feira, junho 10, 2009

Cartaz do Cinanima 2009

Já temos cartaz para o Cinanima '09... gostei...

Futurama de regresso


Depois de ter cancelado a série após 4 temporadas na FOX, depois saltou do Cartoon Network para o Comedy Central, depois de 4 filmes que foram directamente para DVD, Futurama atinge outro patamar na sua vida... a 20th Century Fox TV está a preparar mais uma temporada, que irá ter 26 episódios, transmitidos pela Comedy Central, mas o contrato tem uma novidade... estes episódios irão ser inicialmente transmitidos online...

segunda-feira, junho 08, 2009

A Verdadeira História do Gato das Botas

É já na próxima quarta-feira que vai estrear A Verdadeira História do Gato das Botas, a história de Charles Perrault que encantou a pequenada por este mundo fora, onde um gato falante, através do seu charme e talento para a cantoria, ajuda o seu dono a conquistar uma jovem princesa...
Mais uma fábula que passa dos livros para o grande ecrã.


quinta-feira, junho 04, 2009

Tim Burton no MoMA


Irá decorrer no Museum of Modern Art (MoMA) em Nova York uma retrospectiva sobre a carreira de Tim Burton. Esta exposição irá decorrer de 22 de Novembro até 26 de Abril de 2010...
Sem dúvidas, esta é um dos maiores reconhecimentos que Tim Burton poderia alcançar na sua carreira, pois o MoMA é um dos mais conceituados museus mundiais.

MGMT recorrem à animação

Os MGMT, lançaram ontem o novo video de Kids, um dos maiores sucessos destes nova iorquinos.
Este clip apenas apresenta cerca de 1 minuto de animação, mas o surrealismo implementado pelo produtor Christy Karacas, e os animadores Lizzi Akana e Henry Thurlow é extremamente intenso, tornando o clip numa obra de grande valor... a fazer-nos recordar um pouco o grande Plympton...

Lego garante Ben 10

A Lego, garantiu a comercialização de Ben 10 depois de adquirir a licença por parte do Cartoon Network.
Este contrato servirá para a lego comercializar uma nova tecnologia no que diz respeito aos seus brinquedos.
Lego Ben 10: Alien Force estará à venda nos EUA na primavera de 2010, pelo que deverá chegar ao resto do mundo uns mesitos depois...

quarta-feira, junho 03, 2009

Oficina de Cliptomaníacos

Irá decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto um workshop denominado de Oficina de Cliptomaníacos. Este workshop decorrerá entre 15 a 19 de Junho em período pós laboral.

terça-feira, junho 02, 2009

Waltz With Bashir em DVD e Blu-Ray


23 de Junho é o dia marcado para o lançamento do DVD e Blu-ray de Waltz With Bashir.
Como já é costume nestas coisas, a versão blu-ray inclui a versão HD do filme, bem como uma série infindável de extras, como por exemplo o Making Of do filme e as 3 codificações existentes para blu-ray.

segunda-feira, junho 01, 2009

Margarita... brevemente


Pois é, Margarita, a curta metragem que está a ser desenvolvida pelo Hampa Studios, está quase aí. Estas ultimas semanas foram muito importantes para esta curta metragem, pois o Hampa Studios firmou o acordo com a Art Ask Agency, uma empresa com uma vasta experiência no licenciamento. Além desta parceria, os Hampa Studios, garantiram para breve um making of do filme, bem como, a conclusão e apresentação do filme a 1 de Julho.