quinta-feira, junho 25, 2009

Ciclo de cinema da CdA

Arranca hoje o ciclo de cinema de animação da Casa da Animação na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Para inaugurar a inicitiva apresentamos uma mostra de filmes de Joanna Quinn, antecedida pela exibição de um depoimento da autora, numa conversa animada por Pedro Lino, em Londres.

A CASA DA ANIMAÇÃO INICIA CICLO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA ALMEIDA GARRETT – JUNHO e AGOSTO 2009

Pesando a grande responsabilidade institucional que elege a Casa da Animação como uma das principais montras do cinema de animação, devendo como tal contribuir para revelar os contornos históricos, contextos culturais, os principais movimentos, as diferentes técnicas e abordagens que caracterizam o vasto universo da animação, aposta-se na difusão de 4 grandes rubricas, que abrem caminho à descoberta das diferentes dimensões do cinema de animação.

datas: entre 25 Junho e 1 de Agosto de 2009
local: auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto)

AUTORES
Quintas-feiras, 22h
Destaque para as obras mais emblemáticas dos autores que marcam o curso da história da animação: desde os clássicos aos autores mais jovens que definem os novos movimentos e impressões.

25-Jun JOANNA QUINN| 02-Jul JOANA TOSTE | 16-Jul ARI FOLMAN e a VALSA DE BASHIR | 23-Jul MARC CRASTE e o ESTÚDIO AKA | 30-Jul BILL PLYMPTOON

FRONTEIRAS
Sextas-feiras, 22h
Com a tónica na perspectiva dos lugares, exploram-se as fronteiras, em que diferem, quando se assemelham? Dos países, aos estúdios, às diferentes culturas de lugar, passando por temas tão diversos como as novas preocupações com o mundo e as questões que versam a dualidade global/local.

26-Jun ANIMAR 4 | 03-Jul - ESCOLA FRANCESA | 17-Jul TRUNK | 24-Jul LA CAMBRE | 31-Jul HFF POTSDAM

SESSÕES INFANTIS
Sábados, 11h
Curtas de animação para todos os gostos, mas sobretudo ao gosto dos mais pequenos. Despertam gargalhadas, sorrisos, surpresa e muito encanto.

18-Jul CINANIMA PARA OS MAIS PEQUENOS | 25-Jul CURTINHAS DE VILA DO CONDE | 01-Agos CURTAS QUE ENCANTAM

DESTAQUES
Sábados, 22h
Como o próprio nome fala, lugar do destaque, mediando as temáticas mais distintas, apresentam-se: palmarés de grandes festivais, mostras e apontamentos que promovem o melhor cinema, que reflectem diferentes territórios das artes plásticas, performativas, multimédia, da literatura e do cinema. Espaço para a surpresa, a confrontação e a diversidade.

<27-Jun IMAGO | 04-Jul CINANIMA | 25-Jul CURTAS VILA DO CONDE | 1-Agos MONSTRA

Acesso ao auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (integrada nos Jardins do Palácio de Cristal)
À noite, a entrada e saída do público faz-se pela portaria dos jardins do Palácio, atravessando de seguida os jardins até à entrada principal da Biblioteca.

toda a programação em www.casa-da-animacao.pt

1 comentário:

Liliana Castro disse...

Persepolis, um filme de animação de 2007 da autoria de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, baseia-se nos quatro volumes da banda desenhada autobiográfica de Satrapi com o mesmo título.

Um filme de animação com o objectivo de expor a intolerância religiosa e as violações de direitos humanos contra a comunidade religiosa no Irão.

http://www.youtube.com/watch?v=1yXyXvHbREk