segunda-feira, julho 12, 2010

5 Curtas lutam pelo Cartoon d'Or 2010

Press Release da Cartoon d'Or

Cinco curtas-metragens da França, Reino Unido, Noruega, Suécia e Estónia, irão concorrer para o Cartoon d'Or 2010, o prémio pan-europeu para a melhor curta-metragem animada do ano.

Os finalistas foram escolhidos num leque de 29 filmes vencedores, dos festivais de animação europeus de grande prestígio ao longo do ano passado. O concurso para o Cartoon d'Or é limitado aos vencedores dos prémios desses festivais.

O júri é composto pelos realizadores Joanna Quinn (Reino Unido) e Géza M. Tóth (Hungria), e o produtor Valérie Schermann (França).

Foram designados os seguintes filmes:
  • "Um Retrato de Família", Joseph Pierce, Reino Unido (4''40);
  • "Krokodill, Jancis Kaspar, Estónia (17');
  • "Logorama", H5 (François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplain), França (16''5);
  • "Sinna Mann", Anita Killi, Noruega (20');
  • "The Tale of Little Puppetboy", Johannes Nyholm, Suécia (18');
O vencedor será anunciado em Sopron, na Hungria, a 17 Setembro de 2010 durante o Magyar Cartoon Forum, uma das plataformas para aumentar a co-produção e distribuição de animação europeia para a televisão. Os realizadores de cada curta metragem nomeada, apresentaram o seu filme para uma plateia de personalidades importantes na animação europeia, proporcionando-lhes assim, uma oportunidade de fortalecer seus laços com a indústria.

O vencedor receberá o troféu, juntamente com uma ajuda financeira de 10.000 euros, graças ao apoio do Programa MEDIA da União Europeia.

Em 2009, o realizador irlandês David O'Reilly ganhou o Cartoon d'Or, pelo seu filme inovador "Please Say Something".

O Festival Cartoon d'Or 2010 tem como parceiros:
AniFest - Teplice (República Checa); Anima - Bruxelas (Bélgica); Cinanima Espinho (Portugal); Encounters Short Film Festival - Bristol (Reino Unido); Festival Internacional du Film d'Animation - Annecy (França); Festival de Animação Fredrikstad - Fredrikstad (Noruega); Holland Animation Film Festival - Utrecht (Holanda); I Castelli Animati - Genzano di Roma (Itália); Internationales trickfilm Festival Stuttgart Stuttgart (Alemanha); "Cartoon Oriente", a coligação da Europa Oriental de festivais (Bósnia e Herzegovina, Croácia, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia).

Sobre o FORUM CARTOON
Criado em 1990 para estimular a co-produção e distribuição da animação europeia, para a televisão e novas plataformas multimédia. O Cartoon Forum ajudou mais de 430 séries de animação obter um financiamento na ordem de mais de 1,5 mil milhões de euros. O evento acontece anualmente em Setembro e não tem local fixo.

Magyar Cartoon Forum terá lugar 14-17 setembro 2010, em Sopron, na Hungria. Os principais parceiros são o Programa MEDIA da União Europeia, Motion Picture Fundação Pública da Hungria, Ministério da Educação e Cultura, a cidade de Sopron e Moholy-Nagy University of Art & Design de Budapeste. O Fórum é organizado pelo Cartoon CARTOON em colaboração com o Studio Baestarts.

Sobre o CARTOON
O Cartoon é uma associação internacional sem fins lucrativos sediada em Bruxelas, que organiza Cartoon Forum, em conjunto com Cartoon Movie, um fórum de co-produção de longas-metragens de animação, seminários e o Master Cartoon Cartoon Connection, e um programa novo, destinado a explorar formas de reforçar a cooperação entre a UE e os profissionais de animação não pertencentes à UE.

Sem comentários: