Podemos afirmar que ao longo das últimas décadas a realidade do cinema de animação Português evoluiu consideravelmente.
Ao nível da produção, passou-se da produção de pequenos filmes publicitários e de algumas obras autorais autodidactas e auto-financiadas para uma produção média de 7 curtas-metragens por ano, passando pela produção de várias séries de animação e pela produção de 2 longas-metragens.
Para garantir a divulgação e promoção do cinema de animação, além do Cinanima, o primeiro festival internacional de cinema de animação em Portugal, contamos actualmente com mais dois festivais de animação – Animatu e Monstra, multiplicam-se também anualmente manifestações pontuais exclusivamente dedicadas ao cinema de animação (Macaquins – Ponta Delgada, Animar – Vila do Conde, Animaio – Abrantes, entre outros) e nasceu a Casa da Animação.
E na área do ensino e formação profissional, surgiram cursos de animação académicos e profissionais em vários pontos do país, confirmando-se a necessidade de garantir profissionais competentes para o mercado emergente.
Devemos estas conquistas a todos aqueles que ao longo destes anos se bateram pela concretização e formalização de apoios ao sector de animação e pelo seu reconhecimento no plano cultural e nacional, que se tem mantido graças ao sucesso e qualidade artística das obras produzidas com destacado reconhecimento internacional e que fundamentam o apoio dado pelo ICA, RTP e outras instituições públicas e privadas.
A criação da nova lei do cinema e a consequente criação do FICA abre novas perspectivas ao crescimento do sector que precisa de definir uma nova estratégia que lhe permita ampliar os apoios à produção, e definir uma plataforma que conjugue de forma mais eficaz as áreas da formação, exibição e distribuição.
Por tudo isto e muito mais gostaríamos de vos convidar a estarem presentes nos dias 23 e 24 de Janeiro de 2010 em Montemor-o-Novo para o 1º encontro sobre o futuro do Cinema de Animação em Portugal.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apoia este encontro com a cedência do auditório e respectivos equipamentos e a oferta de 2 almoços e 1 jantar. A estadia (dormidas com preços compreendido entre os 12.50 € e 50 €) ficará a cargo de cada participante, sendo que será enviada brevemente uma ficha de inscrição e informação mais detalhada sobre o programa do encontro.
Chegou o momento de dar mais um passo. A vossa presença é fundamental.
Por favor, confirmem a presença por e-mail até 15-01-2010.
Enviar confirmações de presença para os seguintes e-mails: anacmontemor@sardinhaemlata.
José Miguel Ribeiro e Vanessa Ventura
Sem comentários:
Enviar um comentário