terça-feira, novembro 24, 2009

Pré Nomeados para o Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação


10 curtas foram pré nomeadas para a categoria de Melhor Curta Metragem de Animação.
  • THE CAT PIANO, Eddie White and Ari Gibson, directors (The People’s Republic of Animation)
  • FRENCH ROAST, Fabrice O. Joubert, director (Pumpkin Factory/Bibo Films)
  • GRANNY O' GRIMM'S SLEEPING BEAUTY, Nicky Phelan, director, and Darragh O’Connell, producer (Brown Bag Films)
  • THE KINEMATOGRAPH, Tomek Baginski, director-producer (Platige Image)
  • THE LADY AND THE REAPER (La Dama y la Muerte), Javier Recio Gracia, director (Kandor Graphics and Green Moon)
  • LOGORAMA, Nicolas Schmerkin, producer (Autour de Minuit)
  • A MATTER OF LOAF AND DEATH, Nick Park, director (Aardman Animations Ltd.)
  • PARTLY CLOUDY, Peter Sohn, director (Pixar Animation Studios)
  • RUNAWAY, Cordell Barker, director (National Film Board of Canada)
  • VARIETE, Roelof van den Bergh, director (il Luster Prods.)
Deste 10 filmes, apenas 5 serão nomeados para a cerimónia dos Oscars, algo que saberemos a 2 de Fevereiro de 2010, sendo que o grande vencedor será anunciado a 7 de Março de 2010 no Kodak Theatre at Hollywood & Highland Center.

quinta-feira, novembro 19, 2009

Making Of.. Meet Meline

Veja aqui o making of de Meet Meline, uma curta metragem que temos vindo a seguir com muita atenção...

terça-feira, novembro 10, 2009

20 anos de Wallace & Gromit

A Aardman está em festa, pois não é todos os dias que se celebram 20 anos de um dos personagens mais marcantes da animação contemporânea... Wallace & Gromit é uma criação de Nick Park, o cérebro e mentor da Aardman, produtora britânica que se dedica exclusivamente ao cinema de animação.

Esta imagem foi desenhada por Nick Park e estava desaparecida, mas encontrou-a quando estava em arrumações em casa.
Nick Park referiu que "é um dos primeiros desenhos de uma visão lunar que desenhei. Dá-nos uma grande perspectiva que alcançamos no filme recorrendo a recortes, e definimos o humor para as cenas na lua".

Kratky Film Praha no Cinanima

Já está a decorrer o 2º dia do Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. De destacar, temos às 18h00 uma retrospectiva do Kratky Film Praha, uma das mais conceituadas produtoras de animação da Europa de Leste. Esta produtora é constituída pelos estúdios Studio Bratři v triku, Studio of the puppet film, The J. A. Komensky Studio, Studio HaD e Studio Kunc.
Deixo aqui, um dos filmes que constam da sessão de logo, O Musico e a Morte de Lubomír Beneš.

segunda-feira, novembro 09, 2009

Sasha and the Bear - How They Met


Começa hoje o Cinanina, e nada melhor do que deixar-vos uma das curtas metragens que irá estar em exibição no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, Sasha e o Urso - Como se Conheceram, um filme de Denis Chervyatsov.

domingo, novembro 08, 2009

Cinanina 09


Começa amanha a edição de 2009 do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, o Cinanima. Este é um dos mais conceituados festivais da especialidade, sendo um dos principais promotores do cinema de animação em Portugal.
Este ano, o Cinanima irá contar com a presença de Pal Tóth, um dos mais conceituados animadores Húngaros; Jayne Pilling; uma presença habitual nos festivais internacionais mais conceituados, como é o exemplo do festival de animação de Annecy; Jérémy Clapin, animador francês vencedor do prémio RTP2: Onda Curta do Cinanima 2008.
No que diz respeito ao programa, pode-se destacar o Kratki Film Praha: A Arte das Marionetas que irá decorrer na Terça-Feira dia 10 às 18h00 na sala Tempus, onde será ser possível ver animações de Jan Švankmayer, Jiří Trnka ou Lubomír Beneš; na Sexta-Feira dia 13, às 24h00 irá decorrer uma retrospectiva dos British Animation Awards; e durante todo o festival será possível assistir a animações nacionais, onde José Miguel Ribeiro vai ter algum destaque com os seus filmes A Suspeita, Um Passeio de Domingo e Abraço de Vento.

quinta-feira, novembro 05, 2009

Sequela de Roger Rabbit a caminho...

Robert Zemeckis garantiu à MTV que irá realizar a sequela de Roger Rabbit, recorrendo à tecnologia de motion-capture um processo de animação que tem vindo a ser utilizado recentemente. "Não quis usar personagens cartoon, porque creio que estes devem ficar no campo da bidimensionalidade. [...] todos os personagens (cartoons) serão mais interessantes com esta nova tecnologia.

quarta-feira, novembro 04, 2009

20 perguntas a Nick Park



Vejam AQUI o novo site... ainda está quentinho...

segunda-feira, novembro 02, 2009

Wallace And Gromit: The Complete Collection

A Aardman Animations, lançou uma "The Complete Collection" de Wallace and Gromit em DVD e blu-ray.
Esta colecção é constituída pelas curtas metragens, A Grand Day Out, The Wrong Trousers, A Close Shave e A Matter Of Loaf And Death. Os detentores desta colecção também poderão ver os storyboards das curtas, bem como os making off, e algumas entrevistas aos produtores.