domingo, novembro 08, 2009

Cinanina 09


Começa amanha a edição de 2009 do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, o Cinanima. Este é um dos mais conceituados festivais da especialidade, sendo um dos principais promotores do cinema de animação em Portugal.
Este ano, o Cinanima irá contar com a presença de Pal Tóth, um dos mais conceituados animadores Húngaros; Jayne Pilling; uma presença habitual nos festivais internacionais mais conceituados, como é o exemplo do festival de animação de Annecy; Jérémy Clapin, animador francês vencedor do prémio RTP2: Onda Curta do Cinanima 2008.
No que diz respeito ao programa, pode-se destacar o Kratki Film Praha: A Arte das Marionetas que irá decorrer na Terça-Feira dia 10 às 18h00 na sala Tempus, onde será ser possível ver animações de Jan Švankmayer, Jiří Trnka ou Lubomír Beneš; na Sexta-Feira dia 13, às 24h00 irá decorrer uma retrospectiva dos British Animation Awards; e durante todo o festival será possível assistir a animações nacionais, onde José Miguel Ribeiro vai ter algum destaque com os seus filmes A Suspeita, Um Passeio de Domingo e Abraço de Vento.

Sem comentários: