segunda-feira, agosto 31, 2009

Disney compra Marvel


Pois é... a Disney efectuou uma proposta publica de aquisição da Marvel, editora de Comics que está lançou super heróis como Iron Man, Spider-Man, X-Men, Captain America, Fantastic Four, Wolverine entre outros tantos.
A proposta de aquisição é de 4 Milhões de Dólares, e tudo aponta para que seja anunciada brevemente a aquisição.
Para muitos amantes dos comics, esta aquisição é má ou mesmo perigosa, pois, numa situação muito radical, poderemos assistir a um crossover de Wolverine com o Donald ou o Spider-Man com o Mickey...

sexta-feira, agosto 28, 2009

Poster de Astroboy já disponível

Este é o Poster do Filme Astroboy, que verá a luz do dia a 23 de Outubro deste ano, isto nos Estados Unidos, pois irá demorar mais algumas semanas até chegar a Portugal.

Ivete Stellar e a Pedra da Luz

Pois é... quem diria... Ivete Sangalo vai ser personagem de um filme de animação. A ideia surgiu da produtora Cacomotion, que contará apenas com mão de obra inteiramente brasileira.
O filme mostrará a história de uma cantora que terá que lutar contra um terrível.
Infelizmente não há ainda uma data prevista para o lançamento do filme, pois este ainda está em fase de produção, no entanto, Ivete Sangalo já publicou no seu blog pessoal algumas criticas bem positivas ao filme e à produtora:
    "eu tenho na minha caco de telha uma empresa de animação que é incrível. estou tão orgulhosa de todos que estão empenhados no meu desenho (animação gráfica), pois fizeram tão caprichado, tão diferente e especial que quando vi chorei. chorei porque sei que alem do talento tem a força de amor que sentem em trabalhar comigo. O mesmo digo a vocês, sinto cada energia e cada pensamento. Talentosos demais.
    Estou feliz, obrigada, Renato Barreto e toda equipe.

    Jorge parabens!!!!!"
Fiquem agora com o trailer...

TEASER IVETE STELLAR from Cacomotion on Vimeo.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Aniboom e Marvel promovem concurso

O Aniboom e a Marvel associam-se num concurso para a criação de uma animação recorrendo a um herói da Editora de Comics.
Os personagens disponíveis são Hulk, Wolverine e Nova, sendo que as imagens, áudio e scripts podem ser retirados daqui.

Os interessados devem:
  • Primeiro verificar as imagens, áudio e scripts que a Marvel e o Aniboom requerem;
  • Enviar o trabalgo das primeiras 7 páginas da selecção escolhida por cada "animador"
  • Serão escolhidos cinco finalistas com um prémio de 2.000$ como incentivo para o desenvolvimento da animação;
  • Os finalistas ficam em habilitados ao grande prémio de 10.000$;
  • Datas do primeiro envio: de 24 de Agosto a 5 de Outubro.
  • Datas do segundo envio: de 19 de Outubro a 2 de Novembro.


Boa sorte aos audazes...

Passos para animar...

Vejamos como James Sugrue desenvolve uma animação em flash...

terça-feira, agosto 25, 2009

Ilustra um passeio de Domingo

A pretexto de um belíssimo filme que nos fala da família, de encontros e desencontros, e que decorre num peculiar passeio de domingo, e de uma exposição que nos faz a cobertura dos bastidores desta aventura, a Casa da Animação, o Museu dos Transportes e o autor José Miguel Ribeiro lançam um desafio, participem na história e partilhem um pouco de vós, falem-nos de um passeio, ou apresentem a vossa família.

Participem da corrida, e façam-nos chegar um de três formatos de história ou imagem:

1. O retrato de família mais castiço – em fotografia, desenho ou ilustração;
2. O relato de um passeio de família (no máximo de uma página A4, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas, 1, 5)
3. Uma ilustração de um passeio de família

Júri: José Miguel Ribeiro, um representante da Casa da Animação e um representante do Museu dos Transportes

Prémios
1. 1 automóvel do filme sem limites de quilometragem;
2. 1 saco com adereços –bola da Beta e Camané, couve, 1 perna beta…
3. Um desenho original do filme, por José Miguel Ribeiro.

As cinco histórias e cinco imagens mais “castiças” ganham um catálogo da exposição.

Serão ainda distribuídos pelos participantes brindes do Museu dos Transportes e da Casa da Animação.

Será posteriormente organizada, em espaço e data a anunciar, uma exposição com uma selecção dos trabalhos enviados para concurso.

Os interessados têm como prazo limite para a entrega dos trabalhos o dia 6 de Outubro.

Enviar propostas para:
Casa da Animação
Rua Júlio Dinis, 208-210
4050-318 Porto

ou por e-mail para:
mail@casa-da-animacao.pt

Para mais informações visitem o site da Casa da Animação.

domingo, agosto 23, 2009

Zemeckis e Disney em Yellow Submarine

Robert Zemeckis e a Disney estão a projectar um remake de Yellow Submarine, uma animação dos Beatles. Esta dupla está a trabalhar com o objectivo de animar todo o álbum recorrendo à animação 3D.
Se tudo correr dentro do projectado, poderá ser possível ver o filme já no verão de 2012.

quinta-feira, agosto 20, 2009

FX Channel encomenda 6 episódios de Archer

O FX Channel oficializou seis episódios da nova comédia animada criada por Adam Reed. Esta série segue as aventuras do espião Sterling Archer como membro de uma equipa de espiões (agency ISIS), onde "a crise global é a oportunidade os seus funcionários altamente treinados se confundam, traiam e minem-se uns aos outros"

quarta-feira, agosto 19, 2009

Argumentistas de Wall-E nomeados para o Humanitas

Depois de um ano recheado de sucessos, os argumentistas de Wall-E Andrew Stanton, Pete Docter e Jim Reardon, estão de novo nos nomeados... desta vez, estão nomeados para o prestigiado prémio Humanitas na categoria de melhor filme.

Andrew Stanton, Pete Docter, Jim Reardon

No entanto, a competição não vai ser fácil, pois estão a ombrear com Simon Beaufoy (Slumdog Millionaire), Dustin Lance Black (Milk), Gina Prince Bythewood (The Secret Lives of Bees) e John Patrick Shanley (Doubt).
Tendo em conta o nível dos competidores, vamos ter "jogo" até ao fim...

terça-feira, agosto 18, 2009

AWNTV publica clip exclusivo de "9"

O portal de animação AWNtv disponibilizou um clip exclusivo de "9", a nova animação de Shane Acker, que contará com as vozes de Elijah Wood, John C. Reilly e Jennifer Connelly entre outros...
Este filme chegará às salas de cinema norte americanas a meio de Setembro, pelo que deverá estrear em Portugal antes do Natal.

Veja aqui o clip exclusivo do portal AWNtv.
Veja aqui imagens exclusivas no showcase do portal AWN.

sexta-feira, agosto 14, 2009

Pixar: Filmes que fazem uma família

Toy Story (1995)
A grande dúvida era: é possível extrair emoção de figuras desenhadas por uma máquina? "Toy Story" neutralizou o argumento com uma resposta a dois tempos. Primeiro: a máquina é apenas mais um utensílio nas mãos do animador, como o lápis ou a tinta. Segundo: desde que haja uma história, um argumento, personagens sólidas (e essa foi sempre a grande mais-valia da Pixar face à concorrência), a técnica não importa verdadeiramente. O baú dos brinquedos aberto por John Lasseter tocava ao mesmo tempo na capacidade de maravilhamento de adultos e crianças e acelerou uma mudança de paradigma que afectou determinantemente a evolução da animação contemporânea: hoje, a animação por computador é a regra e a animação tradicional a excepção...

A Bugs Life (1998)
O desafio da segunda longa era provar que "Toy Story" não fora mero fogacho ou sorte de principiante. E foi redobrado quando Lasseter passou do artificialismo "cartoonesco" do mundo dos brinquedos para uma aproximação ao realismo naturalista nesta história de uma formiga que recruta um grupo de insectos artistas de circo para proteger a sua colónia de gafanhotos mafiosos. Entrando em confronto com a concorrente Dreamworks, que iniciou a sua conversão ao digital quase ao mesmo tempo com "Formiga Z" (1998), o écrã panorâmico de "Uma Vida de Insecto" explicava que a Pixar queria era fazer cinema e não televisão ampliada. O que nos leva a...

Toy Story 2 (1999)
O primeiro "Toy Story" resvalara no desastre porque a Pixar dera demasiados ouvidos às sugestões da Disney. A sequela estava inicialmente prevista para sair directamente em vídeo e esteve muito mais próxima da catástrofe quando a Disney optou por estreá-la em sala e Lasseter percebeu que o filme não atingia a fasquia interna mínima da Pixar. O realizador reuniu as tropas e, em menos de um ano, "Toy Story 2" foi inteiramente refeito, ensinando à Pixar a mais importante das lições: a necessidade de um controlo de qualidade rigorosíssimo a cada passo do processo. "Toy Story 2" é o exemplo que até agora nenhum dos concorrentes conseguiu emular: a sequela melhor que o original.

Monsters Inc. (2001)
Apesar de Lasseter ter dirigido os três primeiros filmes, a Pixar não queria ser companhia de um só homem - e "Monstros e Companhia" foi a primeira longa do estúdio assinada por um dos outros animadores, Pete Docter. A partir da ideia de que os monstros escondidos no armário existem numa realidade paralela onde assustar os humanos é o seu ganha-pão, Docter faz esquecer os progressos técnicos do "software" proprietário da Pixar (este é o filme em que a tecnologia consegue finalmente reproduzir os cambiantes do pêlo) com uma espantosa fábula sobre a paternidade disfarçada de comédia surreal.

Finding Nemo (2003)
Andrew Stanton, a segunda contratação original da companhia e peça criativa importante nos guiões de todos os filmes anteriores, foi o animador seguinte a ascender à cadeira da realização, e a sua odisseia de um peixe palhaço pai-galinha que viaja pelo oceano para resgatar o seu único filho é também uma fábula sobre a paternidade que ressoou de maneira extraordinária em todo o mundo, tornando-se no maior êxito da companhia até então - e valendo-lhe o primeiro Oscar para melhor longa-metragem de animação. O talento dos criativos da Pixar, forçando repetidamente as capacidades do "software", tornou o mundo subaquático de "À Procura de Nemo" numa das mais notáveis proezas técnicas da companhia.

The Incredibles (2004)
Literalmente o verdadeiro filme da Pixar sobre a família - só que, no caso, uma família de super-heróis que procura reencontrar o equilíbrio perdido pelo meio de um dos melhores pastiches de 007 jamais realizados-, injectou na companhia sangue novo com a entrada do veterano Brad Bird, colaborador regular de "Os Simpsons" e director da animação de culto "O Gigante de Ferro" (1999). A ideia de Lasseter ao trazer o seu velho amigo para a companhia era "agitar as águas" e impedir que a Pixar tombasse na complacência; para Bird, era uma oportunidade única de ter finalmente a liberdade criativa que outros estúdios se recusavam a dar-lhe. À chegada, o segundo Oscar de melhor longa animada.

Cars (2006)
O retorno do fundador Lasseter à realização, coincidindo com a compra da Pixar pela Disney e a promoção do realizador à direcção criativa da animação de ambos os estúdios, abriu um novo ciclo na produção da companhia, introduzindo uma série de reinvenções do cinema americano clássico e uma progressiva assimilação do verdadeiro espírito da Disney com esta história de um bólide de corrida que, numa América habitada exclusivamente por carros, aprende o significado de família e comunidade. Pedaço de "Americana" ao mesmo tempo nostálgico e optimista, é, paradoxalmente, o filme da Pixar que menos ressoou internacionalmente.

Ratatouille (2007)
Ou mais um salvamento "in extremis", com Brad Bird a substituir Jan Pinkava na condução do projecto quando se tornou evidente que o animador checo não conseguiria levar o filme a bom porto. A história de uma ratazana gourmet disposta a transcender todas as suas limitações para cumprir o seu sonho de ser um mestre cozinheiro, terceiro Oscar da companhia, é a prova de que o espírito dos filmes clássicos da Disney se tinha transplantado inteirinho para as produções da Pixar - tornando cada vez mais evidente que fazia todo o sentido a Disney ter colocado Lasseter à frente dos seus destinos criativos.

Wall-E (2008)
Depois de Lasseter e Bird, Andrew Stanton foi o segundo animador do estúdio a "repetir" a realização, e se um universo de carros e uma ratazana gourmet não eram riscos suficientes, "Wall-E" arriscava uma primeira meia-hora inteiramente muda, no exacto cruzamento entre a distopia apocalíptica de "À Beira do Fim" (1973, Richard Fleischer) e a herança de Chaplin e Buster Keaton. E, de certo modo, "Wall-E" voltava a responder à pergunta original de "Toy Story": é possível extrair emoção de uma máquina? A resposta do robô-almeida solitário que descobria o amor era cabal: sim. Ao nono filme, a Pixar arrecadava o nono triunfo comercial - e o quarto Óscar de melhor animação...

Textos retirados do Jornal Ipsilon Online

quinta-feira, agosto 13, 2009

Estreia hoje Up


Está marcada para hoje a estreia de "Up - Se a minha casa voasse".
Este é mais um filme da "coligação" Disney/Pixar, e a par de Ice Age 3, é um dos filmes de animação mais aguardados para este ano.
A crer na crítica, Up, não trás só grandes detalhes tecnológicos, trás também mais um excelente argumento, qualidade no desenvolvimento das personagens, e também uma leveza e imaginação só possível a grandes profissonais da sétima arte, como é o caso da equipa de realização liderada por Pete Docter e Bob Petersen.
Mais um grande filme de animação para este ano...

quarta-feira, agosto 12, 2009

A história de Bugs Bunny

Martha Sigall é uma dos últimos sobreviventes do Termite Terrace, o Leon Schlesinger “Looney Tunes” Studio.
Martha disponibilizou um vídeo como resposta a inúmeras questões sobre a história de Bugs Bunny, e mais concretamente, quem criou Bugs Bunny? Eis a resposta:



É de salientar que ela esteve lá, como membro do staff, trabalhando como desenhadora e ilustradora.
Para os interessados no trabalho de Matha Sigall, sugiro a aquisição do livro Living Life Inside The Lines.

terça-feira, agosto 11, 2009

H1N1 adia Anifest India

A gripe suína, tecnicamente denominada por H1N1, forçou atraso do festival de animação da Índia, o Anifest India 2009 que decorre em Mombai.
Num comunicado, The Animation Society of India (TASI) referiu:
"De acordo com o aumento do risco da gripe suína, a TASI foi forçada a tomar uma decisão difícil mas importante, ou seja, o adiamento do Anifest India 2009. É com muita tristesa para nós, mas de acordo com as actuais circunstancias não no restou outra opção".
Esta decisão foi tomada, visto que, morreram 6 pessoas em Pune, uma cidade nas proximidade de Mombai, vítimas do H1N1.
O festival deveria decorrer de 13 a 16 de Agosto em Mumbai, e já tinha registado cerca de 1500 convidados oficiais.
A organização não anunciou um reagendamento para o festival, no entanto, é possível ver todas as novidades no site oficial do Anifest India 2009, que pode ser visitado em www.tasionline.org.

Festival de Veneza com prémios para a animação

Já são conhecidos os nomeados para o festival de cinema de Veneza, e pela primeira vez existirá um galardão para o cinema de animação. O prémio é denominado de Persol 3-D Award, e os primeiros nomeados e respectivos realizadores para este galardão são:
Up, Pete Docter.
The Hole, Joe Dante
Journey to the Center of the Earth in 3-D, Eric Brevig
Monsters vs. Aliens, Rob Letterman and Conrad Vernon
My Bloody Valentine, Patrick Lussier
Battle for Terra, Aristomenis Tsirbas
Coraline, Henry Selick
Jonas Brothers: The 3-D Concert Experience, Bruce Hendricks
Ice Age: Dawn of the Dinosaurs, Carlos Saldanha.

Up e The Hole são os únicos que terão uma sessão durante o festival.
O júri para este galardão é constituído por Scott Foundas e Dave Kehr (American film critics) e Nadia Ranocchi, animadora de profissão.

domingo, agosto 09, 2009

Idade do Gelo, o filme de animação mais rentável...

O site Variety.com anunciou os resultados monetários de Ice Age: Dawn of the Dinosaurs fora dos EUA, e concluí-se que... é o filme de animação mais rentavel de sempre, destronando Finding Nemo, que rendeu 524.9 milhões de dólares, tendo esta nova saga de Idade do gelo rendido até ao momento 551.4 milhões de dólares.

sexta-feira, agosto 07, 2009

The Art Of... Disney/Pixar...

Associado a cada êxito de bilheteira da parceria Disney/Pixar, vêm os produtos de merchandising. Além dos DVD's com edição normal e edição de coleccionador, que normalmente tem um DVD só de extras, os habituais brinquedos, tal como peluches, puzzles, action figures entre outros, os fãs dos filmes da Disney/Pixar também podem comprar os livros que actualmente acompanham os filmes, denominados de "The Art Of...".
Nestes livros podemos encontrar ilustrações únicas dos filmes, bem como histórias relacionadas com os intervinientes do filme, ou o desvendar de algumas técnicas de animação.
Para os amantes da animação, está aqui um investimento com algum significado.
Deixo-vos aqui alguns exemplos...

quarta-feira, agosto 05, 2009

French Roast Vence o SIGGRAPG 2009


French Roast de Fabrice O. Joubert, produzido pela The Pumpkin Factory venceu o prémio de Best in Show no festival de animação por computador SIGGRAPH 2009.
Carlye Archibeque, director executivo do festival garantiu que "Este ano aceitamos filmes que nos surpreenderam quanto a nível técnico como a nível de argumentos, o que provocou um processo decisivo estremamente difícil. [...] Os vencedores não só exemplificam o excelente nível de animação que hoje em dia conseguimos ver, mas como nos garante um optimo futuro no cinema de animação.
Em 2008, o vencedor do SIGGRAPH foi Oktapodi, filme realizado por Jullien Bocabeille, François-Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry Marchand, Quentin Marmier, e Emud Mokhberi foi um dos nomeados ao Oscar para Melhor Curta Metragem de Animação.
Recorde-se que desde 1999, o vendedor do SIGGRAPH entra para os pré-nomeados aos Óscares.
Deixo-vos o trailler de French Roast...

segunda-feira, agosto 03, 2009

Monters VS. Aliens


A Jeffrey Katzenberg, responsável pelo marketing da Dreamworks, anunciou que o filme Monsters VS Aliens tem tudo para se tornar numa sequela.
O filme rendeu 197 milhões de dólares em território americano e 177 milhões de dólares no resto do mundo, o que mostra o grande sucesso que este filme representou para os cofres da produtora.
"Este é o primeiro filme que entrou directamente para a bolha da sequela", garantiu Katzenberg ao Hollywood Reporter.

sábado, agosto 01, 2009

Condoms are Bad?

Já tinha falado de Patrick Boivin, um Franco Canadiano que desenvolve animações em Stop Motion, recorrendo a action figures de modo a massificar as suas curtas apresentações...
Desta vez, Jesus Cristo e um provável Pápa, combatem ferozmente pela manutenção ou destruição de um preservativo... aqui está uma óptima campanha publicitária para uma qualquer fundação de prevenção do HIV.



O animante também faz serviço público...