domingo, maio 31, 2009

A cadeiras de The Incredibles


Há fãs para tudo, mas dedicar um site tributo às cadeiras do filme The Incredibles...
Vejam que não estou a enganar-vos... sigam o link...

Toy Story 3 Trailer


Já está disponível o primeiro trailer de Toy Story 3, a próxima animação da Disney/Pixar.
Com estreia marcada para o território americano a 18 de Junho de 2009, este filme que está a ser realizado por Lee Unkrich, contará com as vozes de Tom Hanks no papel de Woody, Michael Keaton irá dar voz a Ken, ou Tim Allen que dará a voz de Buzz Lightyear, entre muitos outros.


sábado, maio 30, 2009

Up nos cinemas americanos


Up, a nova coqueluche do consórcio Disny/Pixar já está disponível em cerca de 3800 cinemas americanos. O filme está a obter críticas extremamente favoráveis, como é o caso do 98% que o exigente Rotten Tomatoes lhe atribui...

quarta-feira, maio 27, 2009

Monsters vs. Aliens no Nickelodeon

O canal Nickelodeon encomendou um episódio piloto de Monsters vs. Aliens à dreamworks.
Esta notícia, revelada numa conferência de imprensa em Boston, é mais um "tijolo" para a solidificação da parceria que a Dreamworks e o Nickelodeon. Este é o 3º filme que passará do grande ecrã para o Nickelodeon...

Semana da Criança na CdA

De 1 a 6 de Junho 2009, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett:

Para comemorar o Dia Mundial da Criança, a Casa da Animação promove a Semana da Criança, propondo actividades lúdicas e educativas dirigidas a crianças, famílias e amigos.

Recorrendo a um pequeno laboratório de animação, e apelando à participação directa e mais intuitiva dos pequenos, dá-se a oportunidade de descobrir os mecanismos do cinema de animação, e de uma breve actuação num filme animado e colorido.

Ao longo da semana as crianças terão a oportunidade de ver filmes de animação, na sala do Conto da Biblioteca Almeida Garrett, início previsto para as 16h30. As sessões são de entrada livre, sujeitas à lotação do espaço.

Paralelamente, decorre todos os Sábados, pela manhã, o Clube de Banda Desenhada.

Na manhã de 6 de Junho, e enquadrado nas celebrações da Semana, a CdA convida as crianças a participar de um clube criativo diferente e dinâmico.

Fonte: Casa da Animação

terça-feira, maio 26, 2009

Paul And The Dragon - Site Internacional

O filme Paul And The Dragon tem finalmente um site internacional, e pode-se dizer que bem falta fez, pois o Holandês não é propriamente uma língua muito comum.
Para poderem visualizar este site, basta clicarem aqui.


Como prémio, Paul And The Dragon foi seleccionado para o Anima Mundi Festival 2009...
Mais umas quantas alegrias para a Anikey!!!

sexta-feira, maio 22, 2009

Animante TV (13) - Hedgehug

Dan Pinto, lembrou-se de todos aqueles que chegam ao dia de S. Valentim e não têm ninguém a quem dar um beijo, e criou esta "fairy tale", onde um pequeno porco-espinho anda à procura do seu amor do momento...

quinta-feira, maio 21, 2009

Timmy Time

Está descoberto o sucessor de Shaun the Sheep, mais conhecido em Portugal como Ovelha Choné... Timmy Time, é o novo sucesso dos estúdios da Aardman, e as parecências de Timmy com Shaun são mais do que claras... poderá ter sido esta a receita para o sucesso...
Esta série está a ser transmitida pela BBC, e pelo que se sabe, brevemente, as crianças do resto do mundo vao poder ver o pequeno Timmy nas televisões dos seus próprios países.
Mais uma produção da Aardman... mais um sucesso para Nick Park...

NYICFF com filmes online

O New York International Children Film Festival que normalmente decorre entre o fim do mês de Fevereiro e o início do mês do Março, está sempre ligado às pessoas através do seu canal online, o GKids.tv.
Neste canal, podemos ver algumas das animações apresentadas durante o festival, como por exemplo o spot publicitário...

quarta-feira, maio 20, 2009

Aardman assina Log Jam


A Aardman Rights, o novo departamento da Aardman, responsável pelo marketing, licenciamento e distribuição internacional dos direitos televisivos, assegurou a distribuição de Log Jam, uma série de curtas metragens realizadas pelos Estúdios Baestarts.
Esta série já estava assegurada pelo canal temático Nickelodeon para alguns países e pelo Canal Plus em França, ficando agora a Aardman com a responsabilidade da transmissão para o resto do mundo, recorrendo aos diversos suportes, como por exemplo telemoveis, online ou mesmo nos aviões.
Log Jam foi creado por Alexei Alexeev, como uma sequela de curtas que inicialmente denominou-se de KJFG No.5.

terça-feira, maio 19, 2009

"Ponyo" a fechar o L.A. Film Festival


Segundo o site variety.com, "Ponyo" o mais recente trabalho de Hayao Miyazaki vai encerrar o festival de cinema de Los Angeles (LAFF).
Este festival abrirá portas a 18 de Junho e incluirá 70 longas metragens, 70 curtas e 50 video-clips.

segunda-feira, maio 18, 2009

DVD e Blu-Ray de Coraline já em Julho

O site DVD Times anunciou o lançamento do DVD e Blu-Ray de Coraline já para o próximo 29 de Julho para o território americano, ficando nós europeus a aguardar mais uns mesitos até podermos adicionar este filme à nossa colecção.
Tanto na versão DVD como na versão Blu-Ray, será possível ver alguns extras que não são possíveis ver no cinema, como por exemplo, algumas cenas cortadas bem como o making off do filme. A versão Blu-Ray, permite-nos ver o filme em HD...
Mais uns euros fora da nossa carteira...

(Imagens meramente demonstrativa)

Kung Fu Panda em episódios

O canal de animação Nickelodeon garantiu 26 episódios de Kung Fu Panda, tornando-se assim no segundo blockbuster da Dreamworks a passar para a televisão, sendo que os Pinguins de Madagáscar foram o alvo da primeira passagem.
A série Kung Fu Panda irá continuar as aventuras de Po, o seu mentor Shifu e os 5 Furiosos.
Esta série será totalmente produsida nos estúdios do Nickelodeon e verá a luz do dia a meados de 2009.

quinta-feira, maio 14, 2009

He-Man de carne e osso

Mais uma adaptação dos cartoons para os "live actions". Depois de thunderbird, transformers ou mesmo Garfield, chegou a ver do clássico Masters of the Universe... mais conhecido como He-Man.
O script vai ser escrito por um rookie, Evan Daughtry, vencedor de um concurso promovido pela academia para jovens argumentistas.
A realização do filme estará a cabo de Joel Silver e da Warner Bros... ficamos à espera do que irá dar esta "aventura" da Warner...

quarta-feira, maio 13, 2009

SIGGRAPH anunciou nomeados

A SIGGRAPH anunciou os nomeados para os Festival de Animação por Computaodr SIGGRAPH'09, que irá decorrer em New Orleans em meados de Agosto. Este ano foram perto de 800 os filmes candidatos às mais diversas catergorias. Desde 1999 que este festival tem sido uma fase de qualificação para o Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação, e como exemplo disso, temos o filme "Oktapodi", que venceu na categoria de "Best in Show" neste festival, e mereceu também a nomeação para o Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação.

Eis a lista completa dos nomeados:

Best in Show:
ENGEL ZU FUST (ANGEL AFOOT)
Studio Soi GmbH & Co - Germany

FRENCH ROAST
The Pumpkin Factory / Bibo Films - France

SILHOUETTES OF JAZZ
Dominik Käser, Martin-Sebastian Senn, Mario Deuss, Mark Pauly, Niloy J. Mitra - Switzerland

Jury Award:
DIX
The Mill - United States

LOVE CHILD
Digital Media Design Education Center - Taiwan

ANIMA
Supinfocom Valenciennes - France

Student Prize:
DIM SUM
Ringling College of Art and Design - United States

INCIDENT AT TOWER 37
Hampshire College - United States

PROJECT: ALPHA
The Animation Workshop - Denmark

WTF (Well Told Fable) Prize:
FRIENDS?
Sveinbjörn J. Tryggvason - Iceland

UNBELIEVABLE FOUR
Sukwon Shin - United States

FERNET 1,882 "MINI CAB COMPANY"
Pickle Visual Effects & Animation - Argentina

terça-feira, maio 12, 2009

Princess and the Frog Poster

Voltando a Princess and the Frog, o novo filme natalício da Disney, já existe poster para este filme... e pelo que se pode ver, é bem apelativo aos mais novos e sentimentais...

Princess and the Frog Trailer

A próxima fairy tail da Disney, Princess and the Frog, já tem trailer disponível. Este filme verá a luz do dia em Dezembro... anunciado mais um blockbuster de Natal...

segunda-feira, maio 11, 2009

Giannalberto Bendazzi no AniFest' 09

Giannalberto Bendazzi, presidente Honorário do AniFest, o festival de animação que decorre em Třeboň e Teplice na República Checa, organizou uma retrospectiva sobre o cinema de Animação Italiano nesta edição do AniFest.

Se fosse questionado a compilar num DVD um conjunto de animações Checas, incluiria algum dos trabalhos mais recentes?
Uma compilação desta grandeza, obviamente que teriam trabalhos de Pavlátová, Balej, Klimt, Koutský, Barta e obviamente Švankmajer. Outros animadores como Jiránek e alguns mais velhos, não consigo avaliar, pois não estou muito familiarizado com a sua obra.

Durante a sua carreira, trabalhou em diversas instituições culturais em todo mundo. Consegue recomendar uma forma de realizar curtas de animação para atingir as “massas”?
Não há grandes produtoras e distribuidoras de curtas metragens, logo, a única forma de mostrar curtas metragens às “massas”, é participar neste género de festivais… esta é mesmo a principal razão da organização destes festivais.

Mas estes festivais têm sempre as mesmas pessoas a ver, ano após ano. Será que o cinema de animação está tão isolado? Não seria boa ideia apresentar mais filmes de animação nos comuns festivais de cinema?
Os apoiantes das curtas de animação, são realmente um grupo pequeno, algo similar com os apoiantes da poesia… No entanto, é realmente surpreendente que sejam sempre os mesmos a visitar os festivais de animação. Na minha opinião, a única forma de trazermos mais gente a estes festivais, será chamar os mais jovens, nomeadamente os estudantes.
No que diz respeito a criar secções de animação nos comuns festivais de cinema, eu tenho uma opinião divergente, pois, quem visita esses festivais, por regra não gosta de cinema de animação, logo, ir-se-ia criar um grupo isolado dentro do próprio festival.

domingo, maio 10, 2009

Ice Age: Dawn of the Dinosaurs



Está quase aí... dia 2 de Julho, poderemos ver esta nova aventura de Scrat e companhia...

Pixar abre novo estúdio

A Pixar, garantiu a abertura do seu segundo estúdio de animação. A cidade escolhida foi Vancouver, sendo que este novo investimento irá ser o responsável pela criação de 75 a 100 novos postos de trabalho. Segundo Amir Nasrabadi, o responsavel por esta operção da Pixar, Vancouver foi o escolhido por diversas razões, entre as quais a lingua inglesa, a zona horária é a mesma de Los Angeles (localização dos actuais estúdios da Pixar), e principalmente, porque Vancouver é uma cidade com inúmeros estudios e ínumeras escolas de animação com bastante qualidade.

sábado, maio 09, 2009

Soderbergh prepara-se para animar...

Steven Soderbergh está a projectar animar a personagem principal da sua próxima longa metragem, a qual já tem nome, Moneyball.
O filme baseia-se num livro de Michael Lewis, que mostra como um manager de uma equipa, se baseia num método estatístico para construir uma equipa vencedora.
Ficamos a aguardar mais notícias deste novo projecto do realizador de Che...

quinta-feira, maio 07, 2009

Anifest 09


A República Checa é conhecida por um cinema de animação de eleição, onde Jiří Trnka, Jan Švankmajer, Jiří Barta e mais recentemente Michaela Pavlatová se destacam.
Mas não é os animadores checos que venho notíciar, mas sim o grande festival de animação que decorre por esta altura pela República Checa. O Anifest decorre em 2 actos, um em Třeboň (1 a 5 de Maio) e outro em Teplice (7 a 10 de Maio).

O "acto" de Třeboň já terminou e já obteve resultados que podem ser consultados seguindo este link.

Para mais informações, podemos consultar o jornal do festival, que a organízação publica em inglês.

Para todos os que decidirem visitar a República Checa por estes dias, vale mesmo a pena visitarem Teplice para aproveitarem o festival... é simplesmente um evento único para quem visita.

9 animações nomeadas nos Oscars para estudantes

A academia nomeou 9 animações nos Oscars para estudantes. Estes prémios premeiam os estudantes da 7ª arte, e uma das categorias a premiar é a Melhor Animação, no entanto nem só nesta categoria surgem filmes de animação.
Eis a lista dos "animados":
Cadillac '59, Hamilton Lewis, Ringling College of Art and Design, Florida

Divers, Paris Mavroidis, Pratt Institute, New York
Entering the Mind through the Mouth, Jin Sung Choi, Academy of Art University, California

I Live in the Woods, Max Winston, California Institute of the Arts 

Kites, Jud Henry, Brigham Young University

Lilium Urbanus, Joji Tsuruga and Anca Risca, School of Visual Arts

Pajama Gladiator, Glenn Harmon, Brigham Young University

Scrimshander, George Smaragdis, Pratt Institute

Sebastian's Voodoo, Joaquin Baldwin, University of California, Los Angeles

A cerimónia será realizada no próximo dia 13 de Junho.

Family Guy em filme?


Seth MacFarlane, criador de Family Guy, confidenciou ao site wired.com que está a pensar numa versão longa metragem para Family Guy.
Eis as palavras "mágicas":
“Fox wants it. We know what we want to do with it. It’s just a question of finding the time”

terça-feira, maio 05, 2009

Morreu Vasco Granja


A animação Mundial está inevitavelmente mais pobre... morreu o Pai da Animação em Portugal...
Graças a Vasco Granja, eu e muitas crianças ganharam um apetite diferente pela animação... não era só os "mickeys" e os "donalds"... mostrou-nos algo mais... principalmente, ensinou-nos a compreender a animação, e nem a ditadura o travou no seu objectivo de dar aos portugueses toda animação...

Muito Obrigado Vasco Granja...