segunda-feira, maio 11, 2009

Giannalberto Bendazzi no AniFest' 09

Giannalberto Bendazzi, presidente Honorário do AniFest, o festival de animação que decorre em Třeboň e Teplice na República Checa, organizou uma retrospectiva sobre o cinema de Animação Italiano nesta edição do AniFest.

Se fosse questionado a compilar num DVD um conjunto de animações Checas, incluiria algum dos trabalhos mais recentes?
Uma compilação desta grandeza, obviamente que teriam trabalhos de Pavlátová, Balej, Klimt, Koutský, Barta e obviamente Švankmajer. Outros animadores como Jiránek e alguns mais velhos, não consigo avaliar, pois não estou muito familiarizado com a sua obra.

Durante a sua carreira, trabalhou em diversas instituições culturais em todo mundo. Consegue recomendar uma forma de realizar curtas de animação para atingir as “massas”?
Não há grandes produtoras e distribuidoras de curtas metragens, logo, a única forma de mostrar curtas metragens às “massas”, é participar neste género de festivais… esta é mesmo a principal razão da organização destes festivais.

Mas estes festivais têm sempre as mesmas pessoas a ver, ano após ano. Será que o cinema de animação está tão isolado? Não seria boa ideia apresentar mais filmes de animação nos comuns festivais de cinema?
Os apoiantes das curtas de animação, são realmente um grupo pequeno, algo similar com os apoiantes da poesia… No entanto, é realmente surpreendente que sejam sempre os mesmos a visitar os festivais de animação. Na minha opinião, a única forma de trazermos mais gente a estes festivais, será chamar os mais jovens, nomeadamente os estudantes.
No que diz respeito a criar secções de animação nos comuns festivais de cinema, eu tenho uma opinião divergente, pois, quem visita esses festivais, por regra não gosta de cinema de animação, logo, ir-se-ia criar um grupo isolado dentro do próprio festival.

Sem comentários: