segunda-feira, março 23, 2009

Caminhos do Cinema Portugês


De 18 a 26 de Abril irá decorrer a XVI edição do festival de Cinema Caminhos do Cinema Português. Além dos filmes a concurso, será possível a participação em workshops. Este ano, teremos 5 workshops à escolha, sendo eles:

1 - Stop Motion
Neste workshop os alunos tomarão contacto com os conceitos básicos de animação digital utilizando a ferramenta de software livre MonkeyJam e aprenderão os métodos básicos e essenciais de animação por stop-motion, quer utilizando fotografias ou suporte de desenho, sempre com recurso a técnicas básicas de fotografia. Ganharão assim as bases para poderem criar animações digitais.

2 - Vídeo Digital - Edição
Pretende-se desvendar o Adobe Premiere nas sua funções básicas de edição, explorar mais algumas funcionalidades da câmara de vídeo e explorar criativamente as potencialidades do media (vídeo).

3 - Escrever sobre Cinema
Este workshop pretende explorar o campo da escrita sobre cinema e audiovisual, procurando fornecer instrumentos de trabalho a quem regularmente vê, analisa e comenta as produções cinematográficas no espaço mediático que nos rodeia.

4 - Micro Cinema
Este workshop analisa 4 projectos, de forma prática, da ideia à execução, com as dificuldades, as experiências e os resultados; 2 filmes que estão feitos e 2 que se estão a fazer. Os filmes serão mostrados na totalidade ou em excertos, e do seu comentário, vão surgir também pequenos exercícios de imaginação e de improvisação a serem realizados ao longo do dia.

5 - Argumento
Neste curso estuda-se como se tem definido e transformado a escrita própria de textos destinados a serem filmados. Trata-se de um género que só pode ser compreendido por relação com a narração e o drama. Para compreender a «narração dramática» dos guiões, trabalham-se as teorias clássicas da narração, as estratégias narrativas de vários tipos de filmes, as personagens, as cenas, os diálogos e técnicas específicas de manipulação do espaço e do tempo. Tudo isto será desenvolvido a partir das sinopses previamente enviadas pelos participantes.

Mais informações, basta clicar aqui...

Sem comentários: