quarta-feira, setembro 19, 2007

Nova Temporada CdA


21-22 Setembro de 2007
entrada livre

No próximo dia 21 de Setembro tem início a nova temporada da Casa da Animação, com propostas para jovens, adultos, famílias, escolas, atendendo aos mais variados gostos e interesses.

O filme História Trágica com Final Feliz continua a reservar-nos belas surpresas. Depois da produção de um filme magnífico que tem encantado gente dos quatro cantos do mundo, e granjeado prémios nos mais prestigiados festivais internacionais de cinema, chega o momento de conhecer as suas outras faces. E nasce o livro. E para os mais curiosos, as imagens traduzem-se em brinquedos ópticos que revelam os mistérios da imagem em movimento.

É também chegado o momento de apresentar o manual Teaching with animation, súmula de uma investigação que envolveu cinco países europeus, nomeadamente Portugal, pela mão da Ciclope Filmes, de Abi Feijó.

O fim-de-semana encerra com chave d’ouro, às 20h de sábado, no 22 de Setembro, é exibida uma selecção de filmes que ganharam o Cartoon d’Or na última década.

21-Set, sexta-feira
18h30 Lançamento do livro HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ.

Beatriz Pacheco Pereira faz as honras da casa e apresenta o livro de Regina Pessoa, baseado no filme História Trágica com Final Feliz.

Regina Pessoa apresenta o novo KIT de brinquedos ópticos baseados em imagens do filme.

Na sequência, Abi Feijó apresenta o guia Teaching with Animation.

Após estas apresentações segue-se a exibição dos filmes A Noite, Odisseia e História Trágica Com Final Feliz.
Por fim, decorre uma sessão de autógrafos e um porto de honra.

Na galeria da Casa da Animação, em reposição, a exposição da História Trágica com Final Feliz, com referência à história de vida desta belíssima curta-metragem.

KIT Brinquedos Ópticos e o Livro HTFF

Uma caixa que contém vários brinquedos ópticos que utilizam os princípios básicos das imagens em movimento: Thamatropes, Folioscopes, Phenakistiscopes, Zootropes e Flip Books, acompanhados por um pequeno guia prático de iniciação ao cinema de animação e um DVD com o filme de animação História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa.

A Ciclope Filmes em co-edição com as Edições Afrontamento e Bazaar & Co tem o prazer de anunciar a publicação do livro HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ, baseado nos desenhos originais do filme da Regina Pessoa.

TEACHING WITH ANIMATION
Um manual interactivo dirigido a professores, que demonstra como se ensina através da animação.
Resulta de uma colaboração internacional entre Dinamarca, Espanha, Estónia, Inglaterra e Portugal, com o apoio do programa Leonardo.
A equipa portuguesa foi constituída por Abi Feijó, Marina Graça e Sérgio Nogueira, com a colaboração de Inês Mendes, Carla Ribeiro, Maria José Ramalho e Graça Rocha.

22-Set, sábado

A Casa da Animação passou a integrar o Circuito Cultural Miguel Bombarda. Numa estratégia de divulgação conjunta, oferece as seguintes opções de entretenimento:

16h-18h – atelier de brinquedos ópticos, com Abi Feijó e Regina Pessoa
brincar pixilando, com Tânia Duarte

20h – best of cartoon d’or | duração total: 1h04

Exibição de alguns dos filmes que fizeram história no cinema e deliciaram gerações. Filmes que foram reconhecidos internacionalmente e obtiveram a nomeação europeia mais importante, venceram o Cartoon d’Or.

1992, Manipulation, Daniel Greaves (Reino Unido, 6’ 20)
2000, A Suspeita, José Miguel Ribeiro (Portugal, 16´)
2001, Father and Daughter, Michaël Dudok de Wit (Holanda, Reino Unido, 8’ 10)
2002, Home Road Movies, Robert Bradbrook (Reino Unido, 12’ 18)
2005, Jojo in the Stars, Marc Craste (Reino Unido, 12’)
2006, Dreams and Desires - Family Ties, Joanna Quinn (Reino Unido, 9’ 50)

Sem comentários: