terça-feira, abril 28, 2009

Aardman e Sony a trabalhar

A Aardman e a Sony Pictures firmaram um acordo para a criação das próximas animações da produtora. Pirates! e Aurthur Christmas serão os próximos filmes da Sony, e toda a produção estará a cargo da empresa londrina. O primeiro, Pirates! será todo ele produzido recorrendo ao habitual stop-motion, que caracteriza a Aardman. Aurthur Christmas, será produzido em 3D, algo inovador para a Aardman.
Estes filmes deverão estar nos cinemas lá para 2011...

Animante TV (12) - The Cat Came Back

Depois do anuncio do novo filme de Cordell Barker, aqui está a sua consagrada curta metragem. The Cat Came Back, esteve nomeado aos Oscares em 1988, mas apesar de não ter vencido o galardão, conquistou outros prémios, como por exemplo o prémio para Melhor Animação no Genie Awards.

Runaway em Cannes

O consagrado animador canadiano Cordell Barker, está de regresso com Runaway Pulls, e nada melhor do que uma estreia mundial em Cannes. A sua nova curta-metragem terá então encontro marcado com o publico na 48ª Semana Internacional da Crítica de Cannes.
Cordell Barker atingiu o pico da sua carreira com a realização de duas animações, o nomeado aos Oscars The Cat Came Back (1988) e Strange Invaders (2001).
Deixo o trailer de Runaway Pulls e um pequeno making of...

Trailer:


Making Of:

Partly Cloudy

Já há mais umas imagens de Partly Cloudy, a curta metragem que irá acompanhar Up nas salas de cinema... está quase...

quinta-feira, abril 23, 2009

Red2Blu

A Warner Home Video lançou uma campanha excelente campanha de troca gratuita de HD-DVD por Blu-Ray (despesas de envio a cargo do cliente). Todos os consumidores que tenham títulos da Warner em HD-DVD podem agora trocar este discos por discos em Blu-Ray.
Para já este programa está apenas disponível nos Estados Unidos, mas ao que consta o resto do mundo não será esquecido.
Mais informações em www.red2blu.com

Disney vence concessão de licenças

A Dysney vence a concessão de licenças relativamente ao ano de 2008.
O sucesso da companhia (30 biliões de Dollars) deve-se em grande parte à união com a Pixar, pois uma das grandes fontes de rendimento foi o filme Cars. High Scholl Musical Hannah Montana e Disney Princesses foram os titulos da Disney ondeo a rentabilização foi superior.
A Warner Bros., ficou-sepelo segundo lugar, rendendo 6 biliões de Dollars, sendo que Batman, The Dark Knight foi o grande responsável.

Bill Plympton receberá o El Doradon Award

The San Joaquin Film Society, irá galardoar o grande Bill Plympton no segunda edição do seu festival como El Dorado Award (San Joaquin International Film Festival).
Este El Dorado Award, tem com objectivo reconhecer os artistas que se distinguem dos demais na sua criatividade e originalidade em prol do cinema independente.
Plympton irá receber o prémio no próximo dia 16 de Maio.

mais 2 minutos de 9

Aqui estão mais dois minutos de 9, o mais recente trabalho de animação de Tim Burton (Produção)...
enjoy it!

quarta-feira, abril 22, 2009

Lego Rock Band

Ser uma estrela do rock não é propriamente algo simples... mas com a ajuda de um computador, a tarefa poderá ficar simplificada...
Sobejamente conceituado o jogo "Rock Band", irá ter agora uma nova vida, pois, a Lego acordou com a MTV Games a criação de Lego Rock Band. Lá para o Natal, os meninos e meninas deste mundo vão poder liquidar os ouvidos dos papás e mamãs, recreando-se num mero lego cantante.
O jogo estará disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Wii and Nintendo DS.

segunda-feira, abril 20, 2009

David Lynch produz video de Moby

David Lynch, realizador independente, por vezes considerado egocêntrico e excêntrico, realizador de Blue Velvet, Dune, Wild at Heart, Twin Peaks ou Mulholland Drive, foi o escolhido para o novo video clip de Moby.
Moby, enviou a Lynch a musica e pediu-lhe para que fizesse o que lhe desse na cabeça, confiando totalmente no talento do realizador...


sexta-feira, abril 17, 2009

2º Aniversário Cinemateca Júnior

Amanha, comemorar-se-à o 2º Aniversário da Cinemateca Júnior. Para celebrar esta data, esta previsto um sábado riquíssimo de cinema infantil e juvenil.
Programa:
- Feiticeiro de Oz - 11h
- Aniki Bóbó - 14h
- Animação Portuguesa (filmes escolhidos por Abi Feijó)- 15h30

Nesta retrospectiva de filmes da animação portuguesa, Abi Feijó escolheu alguns dos mais premiados filmes de animação de sempre, como é o exemplo de A Suspeita de José Miguel Ribeiro e História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa. Mas fiquem com o programa completo desta retrospectiva:

Os Salteadores
De Abi Feijó | 1993
Duração: 15m

Estória do Gato e da Lua | 1995
De Pedro Serrazina
Duração: 6m

Fado Lusitano | 1995
De Abi Feijó
Duração: 6m

A Noite | 1999
De Regina Pessoa
Duração: 7m

A Suspeita | 1999
De José Miguel Ribeiro
Duração: 26m

Shshsh... Sintonia Incompleta | 1999
De Mário Jorge
Duração: 3m

Clandestino | 2000
De Abi Feijó
Duração: 8m

Abraço do vento | 2004
De José Miguel Ribeiro
Duração: 2,5m

A Dama da Lapa | 2004
De Joana Toste
Duração: 4,5m

Stuart | 2006
De Zepe
Duração: 11,5m

História Trágica com Final Feliz | 2005
De Regina Pessoa
Duração: 8m

Cândido | 2007
De Zepe
Duração: 11,5m

Como é óbvio este grandioso será passado na sede da Cinemateca, que fica no Museu do Cinema em Lisboa, mais concretamente na Praça dos Restauradores.
A entrada é gratuita...

quarta-feira, abril 15, 2009

Curso de BD

A Casa da Animação irá organizar um curso de Banda desenhada que irá decorrer na Biblioteca Almeida Garrett no Porto. Este curso irá ter a coordenação de Paulo Patrício e irá decorrer de 2 a 23 de Maio.

Alex Tse, um dos argumentistas de Watchmen, terá como novo projecto, a passagem de outro comic para o cinema, desta feita, o sucesso de Paul Pope, Battling Boy seráo escolhido.
Battling Boy não será o unico projecto que Tse tem em mãos, ficando ainda com um plano B, pois tem a seu cargo a criação de argumento para Black Hole.

Bendito Machine

Jossie Malis, um animador e ilustrador residente em Barcelona, tem vindo a criar uma série de curtas metragens que tem publicado online. Este projecto tem vindo a ser desenvolvido nos ultimos 3 anos, sendo que estas curtas mostram-nos uma série de homens primitívos desenhados num estilo "azeteco" a lutar contra aliens, robots e outras criaturas.
A não perder... para visualizar os episódios, visitem o site da série clicando aqui, ou então visitem o canal no vimeo.

Poster Nipónico para Ice Age

Eis é o novo poster de Ice Age: Dawn of the Dinosaurs, publicado na terra do sol nascente.
Recorde-se que o filme estará disponível nos cinemas norte americanos já no próximo dia 1 de Julho.

segunda-feira, abril 13, 2009

Mytoons.com encerrou

O site de animação MyToons.com encerrou...
Ainda não há uma explicação sobre o encerramento um pouco brusco e inesperado, pois, apenas foi anunciado o seguinte:

Fiquem com o spot do site...


sábado, abril 11, 2009

Umbrella Academy a caminho do cinema...

Depois do acordo formado no ano passado entre a Dark Horse (editora de comics) e a Universal (Produtora de Cinema), onde foi acordado a passagem de histórias dos quadradinhos para o grande ecrã, surge agora a notícia da primeira passagem. Umbrella Academy irá ser então, o primeiro comic a passar para o grande ecrã depois deste acordo.
Umbrella Academy tem tudo para ter exito, pois possui um argumento que lhe permitirá criar mais um filme de culto. Falta saber se os efeitos especiais da pipoca não irão destruir o filme e o argumento...
Recordo que Hellboy é o herói mais mediatico da Dark Horse, sendo um sucesso já mais do que confirmado no grande ecrã.

sexta-feira, abril 10, 2009

Os Simpsons em selos

Tal comojá tinha sido anunciado aqui no Animante, a USPS (CTT's americanos), lançaram uma colecção de selos com a família mais disfuncional de sempre...
eis o resultado desta iniciativa...

Para mais informações, podem visitar o site da USPS.

quinta-feira, abril 09, 2009

UPisodes


A Pixar, como forma de promover a sua nova longa metragem, resolver criar uns "UPisodes" com algumas desventuras dos heróis do filme. Para já, a Pixar desenvolveu 3 "UPisodes" bem divertidos.

UPisode 1 - Animal Calling:

HD

UPisode 2 - First Aid:

Upisode 3 - Snipe Trap: Link

quarta-feira, abril 08, 2009

Animante TV (11) - Iron Man VS Bruce Lee

Já há algum tempo que não o animante TV não transmitia nenhuma animação... pois bem, aqui vai uma pequeníssima animação, desenvolvida pelo Canadiano Patrick Boivin.
Este senhor tem desenvolvido uma série de animações de grande nível, recorrendo à com figuras dos personagens mais famosos dos comics e cinema.
Deixo-vos com esta luta impiedosa, mas tenho que vos aconselhar uma visitinha ao canal do Patrick Boivin... vão ver que não se arrependem...


terça-feira, abril 07, 2009

Animation Webinar

O site Animation Mentor, escola online de animação, está a organizar um seminário online, mais conhecido como webinar. Este Webinar irá ocorrer no próximo dia 18 de Abril às 13h locais (GMT -07:00, Pacific Daylight Time (San Francisco)), transpondo para o nosso horário, às 20h.
Este Webinar será gratuito, sendo apenas necessário uma pré inscrição no site.
O tema deste evento será o Planeamento e o Fluxo de Trabalho, e será dirigido por Wayne Gilbert e Keith Sintay, dois animadores de sucesso, já premiados e consagrados no mundo da animação.
Além deste evento, o site Animation Mentor, disponibiliza gratuitamente, um pequeno e-book "Animation Tips and Tricks Vol.2".

domingo, abril 05, 2009

Os Simpsons em selos

O 20º aniversário dos Simpsons está aí a chegar, e uma das formas de festejar, será a criação de uma coleção de selos, promovida pela U.S. Postal, o equivalente aos CTT.
A criação desta colecção da família mais disfuncional de sempre, estará a cargo do seu próprio criador, Matt Groening, onde irá incluir imagens de Homer, Marge, Bart, Maggie e Lisa.
Esta colecção estará disponível a partir de 9 de Abril e poderá ser adquirida online em www.usps.com.

sábado, abril 04, 2009

Spider Man (o início)

Pois bem, a Marvel normalmente disponibiliza no seu site alguns vídeos, e desta vez decidiu publicar, ou melhor, republicar o 1º episódio de Spider-Man. Este episódio data de 1967, e quer se aprecie ou não, estamos a falar de um dos maiores êxitos da estação televisiva ABC, que durante muitos anos alegrou muitas crianças norte-americanas aos sábados de manha...

sexta-feira, abril 03, 2009

Meet Meline


Meet Meline é uma curta metragem francesa, realizada por Virginie Goyons e Sebastien Laban, e conta-nos a história de uma pequena menina, chamada Meline, que estará envolvida num extraordinário evento. Uma criatura estranha aparecerá na sua vida, o que vai fazer com que esta menina veja as coisas de outra forma.
Estamos diante de um projecto fantástico, inteiramente independente, com qualidade na animação e no argumento.
Por agora, fiquem com o trailer, e de seguida uma pequena entrevista a Sebastien Laban.

Trailer


Entrevista

quinta-feira, abril 02, 2009

Poesia Animada


Como já é habito, o animante dá a ajuda possível na divulgação das iniciativas da CdA (Casa da Animação), e desta vez, estamos aqui a divulgar mais um workshop da CdA.
O workshop Poesia Animada terá como objectivo a criação de uma curta metragem a partir de um poema português. Esta acção será orientada por Tânia Duarte e Katelijn Smissaert, e terá como data o periodo de 11 a 20 de Abril (aproximadamente 30 horas), estando limitado a 12 vagas.
O investimento será reduzido, sendo apenas necessário desembolsar 150€.

Film Noir

Film Noir é um tributo ao estilo que o próprio nome do filme indica. Este tipo de cinema notabilizou-se nas décadas de 30 e 40, onde o crime era nota dominante. Miodrag Certic, D. Jud Jones e Risto Topaloski pegaram neste estilo, e adicionaram uma pitada de sexo para "actualizar" o estilo, dando-lhe uma maior intensidade e um cheirinho de "máfia".
A animação é totalmente originária da sérvia, a música vem da terra do Tio Sam, e a produtora é francesa, o que torna este filme numa autêntica sociedade das nações.
Este filme está disponível para compra no Reino Unido, mas graças à internet, podemos tê-lo em casa rápidamente... para isso, basta viajar até ao amazon e comprar...
Fiquem com o trailer...