terça-feira, novembro 21, 2006

pat a mat

Chegou a vez de eu falar da animação de Leste...
Em 1976 Lubomír Beneš começa uma série de culto na animação da Republica Checa e de toda a Europa de Leste. “Pat a Mat” conta-nos a história de dois simpáticos e engenhosos bonecos, onde resolvem sempre os problemas da maneira mais improvável possível, e mesmo que tudo seja um fracasso, vêem as situações da forma mais optimista possível. O sucesso desta série foi crescente até à morte de Lubomír Beneš em 1995 que provocou uma interrupção na produção desta série. Actualmente voltou a ser produzida, para o encantando de jovens e adultos de toda a Europa, mas agora abrindo fronteiras, pois está a ser transmitido na FoxKids.

Deixo aqui um dos episodios antigos "Tapety" que remonta a 1979.

Divirtam-se!!!

quarta-feira, novembro 15, 2006

kiwi!



Encontrei esta animação no youtube e não resisti em inseri-la no animante, pois fiquei encantado com a simplicidade desta história... o sonho comanda a vida, e pelo menos uma vez, esta simpática criatura concretizou o seu sonho.

terça-feira, novembro 07, 2006

A Suspeita



Finalmente!!!
Após sete anos de espera, resolveram lançar o DVD do filme português mais premiado de todos os tempos. A Suspeita é um filme de animação em volumes, realizado por José Miguel Ribeiro, e que tem a comédia, o suspense e a intriga a fazer parte da sua essência.
A qualidade do filme fica reflectida nos inumeros prémios nacionais e internacionais, dos quais destaca-se o Cartoon D'Or para melhor filme. Estes prémios são considerados os Oscars da animação.

O DVD vem com bastantes extras, como por exemplo um episódio de "As coisas lá de casa", uma série de 26 pequenas animações que José Miguel Ribeiro realizou com as suas filhas para a RTP.
Consta ainda dos extras, a imperdivel curta-metragem de animação "Abraço do Vento", uma homenagem ao Fantático Carlos Paredes.

Uma prova que em Portugal também se faz animação... e de boa qualidade!!!